Seguidores

BOAS VINDAS A TODOS OS VISITNTES!

ENCICLOPÉDIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO: DISPONIBILIZANDO MATERIAL TÉCNICO PARA ALUNOS E PROFISSIONAIS DE TODO O BRASIL - SIGA NOSSO BLOG E FIQUE BEM INFORMADO: LEGISLAÇÃO ATUALIZADA - CONTEÚDO DE QUALIDADE - SEGURANÇA DO TRABALHO - PREVENÇÃO DE ACIDENTES

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Riscos na Construção Civil - I

A industria da Construção Civil é uma das atividades econômicas que mais causam acidentes do trabalho no Brasil. O aumento das estatística é alarmante pois a construção civil ganha cada vez mais força impulsionada por: obras da Copa do Mundo 2012, obras do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, programas habitacionais como o minha casa minha vida e outros programas regionais de melhorias de infraestrutura. Devido a urgência de começo destas atividades, alguns problemas surgem: obras que são executadas sem o acompanhamento de responsável técnico (engenheiro ou arquiteto), terceirização e quarteirizações de serviços por empreiteiras em que a única segurança do trabalho disponível é distribuição de EPI - Equipamento de Proteção Individual, aos trabalhadores. Diante deste cenário os riscos da Construção Civil são potencializados.
As maiores carências na gestão dos riscos da construção civil são falta de planejamento e documentação (PPRA, PCMAT, PCMSO, CONTROLE DE DISTRIBUIÇÃO DE EPI, FALTA DE DIMENSIONAMENTO E DOCUMENTAÇÃO DA CIPA, PPR E PCA); falta de treinamentos (NR-5 CIPA, NR-6 EPI, NR-10 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, NR-11 OPERADORES DE MAQUINAS, NR-18 TREINAMENTOS ADMISSIONAL,PERIÓDICO E DE OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS, NR-33 ESPAÇO CONFINADO, NR-35 TRABALHO EM ALTURA), falta de seleção e gestão adequada de EPI e EPCs conforme NR-18 e monitoramento adequado dos riscos ambientais com medições, exames médicos e medidas de proteção individual e coletiva adequados. Diante deste cenário os profissionais que trabalham na area prevencionista devem arregaçar as mangas e trabalhar pois muito deve ser feito nesta área começando com a conscientização de patrões e empregados que não conseguem visualizar os riscos presentes no ambiente de trabalho. Em analogia a uma casa em termos de Segurança do Trabalho ainda estamos no alicerce.

GIOVANI SAVI - EDITOR DO BLOG NOSSA SEGURANÇA DO TRABALHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Nossa Segurança do Trabalho, agradecemos sua visita. Sua opinião é muito importante para nós.